terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dr. Vocabulário: Novo Acordo Ortográfico

No último dia 29, o presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o decreto de implantação do novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa. A cerimônia aconteceu na ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio de Janeiro, onde, seu primeiro presidente, o escritor Machado de Assis, foi homenageado pelo centenário de sua morte.
O Brasil será o primeiro país da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), que também abrange Portugal, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste a implementar as mudanças, que estarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009.
O propósito de tais modificações não é a simplificação da língua, mas a padronização dela em todos esses países. Durante os quatro primeiros anos serão aceitas as duas formas, e a adaptação das novas regras será totalmente concluída em 2013.
Dentre as mudanças estão: a inclusão das letras K, W e Y no alfabeto; a queda do acento dos ditongos ‘ei’ e ‘oi’– como em anéis e heróis ; a supressão do trema e do acento diferencial; e novas regras na utilização do hífen.

Um comentário:

Craques do Futuro Sport Club disse...

Tá mt legal o blog de vcs. Parabéns!