sábado, 8 de novembro de 2008




Super Semântica apresentando-se!

A semântica refere-se ao estudo do significado em todos os sentidos do termo. Opõe-se com freqüência à sintaxe, pois se ocupa do que algo significa, enquanto a sintaxe se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso.
Observando o aspecto semântico da língua, podemos destacar três propriedades:

• Sinonímia
• Antonímia
• Polissemia

Sinonímia

A sinonímia é a área da semântica que estuda as palavras sinônimas, aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. Observe os períodos a seguir: O menino recusou energeticamente a proposta do irmão. O garoto rejeitou impetuosamente a proposta do irmão. Vemos que os substantivos “garoto” e “menino” têm um mesmo significado (sentido) e nos remetem à figura de uma criança do sexo masculino. Assim também são os verbos “recusou” e “rejeitou”, que nos transmitem idéia de repulsa, de “não querer algo”. Já os advérbios nos falam da maneira como a ação foi cometida “energeticamente” e “impetuosamente”, ou seja, de modo intenso.

Podemos concluir, a partir dessa análise, que sinonímia é a relação das palavras que possuem sentido, significados comuns.

O objeto no qual encontramos a maior quantidade de sinonímias ou sinônimos que existe é, com certeza, o dicionário.


Antonímia

Ao contrário da sinonímia, a antonímia é o estudo dos significados opostos. Observe:

O garoto rejeitou impetuosamente a proposta do irmão.

A garota aceitou tranquilamente a proposta do irmão.
Os substantivos “garoto” e “garota” têm significados oposto, assim como os verbos “renunciou” e “aceitou” e os advérbios “impetuosamente” e “tranquilamente”. Assim, quando escolhemos uma dessas palavras em oposição à outra, escolhemos também o seu significado que de alguma forma remete a outro sentido, em oposição.

Por exemplo, se alguém diz: “Ele é bonito”, quer dizer o mesmo que, “Ele não é feio”.

Concluímos então que o estudo das palavras que indicam sentidos opostos é denominado antonímia.

Polissemia ou Homonímia

Uma mesma palavra na língua pode assumir diferentes significados, dependendo do contexto no qual está inserida. Observe:

Adoro comer manga.

A manga do meu vestido rasgou.

A palavra manga assumiu diferentes significados nas orações acima. É o contexto, a situação de linguagem na qual as orações foram utilizadas que nos permitirá fazer a distinção entre “manga fruta” ou manga parte de uma vestimenta”.
Com esses exemplos, podemos constatar que há palavras na língua que podem assumir diferentes significados de acordo com a situação na qual foram utilizadas. A polissemia é o estudo das diferentes significações que uma mesma palavra pode ter em diferentes contextos lingüísticos.

Nenhum comentário: